sábado, 6 de junho de 2009

Dois Axiomas da Moral Cristã

Dois Axiomas da Moral Cristã

Queremos mostrar como a moral cristã é um agir segundo uma realidade sobrenatural que nos é revelada – o Mistério da Encarnação e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo – e na qual estamos inseridos e suplanta tanto a moral grega da aquisição das virtudes como a moral veterotestamentária da obediência aos mandamentos, embora no resultado final, o cristão tanto apresenta as virtudes como obedece aos mandamentos.

 

A Moral Cristã é a moral que é de acordo com a natureza de Deus e a da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus. Baseia-se em dois axiomas:

 

João 3,27: “João (Batista) lhes deu esta resposta: ‘Uma pessoa não pode receber nada além do que lhe é dado pelo Céu’”.

 

Mateus 10,8c: “De graça recebestes, de graça daí”.

Tudo é graça, tanto por recebimento como por doação. A própria vida do cristão é uma vida doada.

 

Destes dois axiomas, baseados nos quatro princípios da Moral Cristã, que já estudamos (tentemos relaciona-los) surgem todas as virtudes do cristão:

a)      ação de graças permanente a Deus

b)      caridade para com o próximo

c)      honestidade

d)      sinceridade, etc.

 

Estes axiomas plasmam também a liberdade do cristão. Jesus Cristo é o Senhor não porque manda. “Pois qual é o maior: o que está sentado à mesa ou o que serve? Não é aquele que está sentado à mesa? Todavia, eu estou no meio de vós, como aquele que serve” (Lc 22,27). Deus serve, criando e mantendo a sua criação. Jesus é o Senhor porque vive a Verdade. “Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz” (Jo 18,37). E a Verdade é que a criatura depende tão somente do seu Criador e nunca de outra criatura. Por isso Jesus Cristo não se apegou a nenhuma criatura e pede a seus discípulos para renunciarem a si mesmos e a todas as coisas. “Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes: Se alguém vem a mim e não se desapega de seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,25-27). “Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33). Jesus Cristo quer que o único valor absoluto de nossas vidas seja só Deus.

Santa Teresa de Jesus escreveu, baseada nisso: “Nada te perturbe, nada te espante; tudo passa, só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!”.

A moral cristã está toda contida na unicidade de Deus e no seu amor. “Achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe” (Mc 12,28-31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário